Um dos serviços mais práticos e úteis do mundo atual é o da locação de veículos. Seja por motivos profissionais ou mesmo pessoais, contar com isso é algo que pode fazer toda diferença. Mas uma dúvida muito comum é sobre a idade mínima para alugar um carro. Aliás, nem sempre é 18 anos. Entenda!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos
De modo similar, por aqui também já falamos sobre quando a Carflip ganhou impulso da Stellantis para ampliar o mercado de assinatura de seminovos no Brasil. Falamos sobre quem paga a multa de carros alugados, caso haja uma autuação. E até sobre emancipação: é possível ter CNH antes dos 18 anos? Não perca!
Idade mínima para alugar um carro: a lei e a prática
O mercado de locação de carros só tem crescido, mas com isso também surgem algumas dúvidas. Uma das principais é sobre a idade mínima para alugar um veículo. Mas a verdade é que a resposta não é tão simples. Basicamente, a lei garante que é possível acima dos 18 anos de idade.
Ou seja, a mesma idade da maioridade penal e, claro, da habilitação da pessoa em termos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Contudo, o mercado tende a praticar outros costumes. Isso porque algumas lojas simplesmente não alugam para quem tenha menos de 21 anos de idade.
Disso surgem dois cenários. O primeiro é o das empresas que não aceitam, e portanto o jovem de 18, 19 ou 20 anos não conseguirá fazer a locação. O segundo cenário é o das lojas que aceitam, porém colocam algumas taxas e regras a mais, somadas de serviços extras de proteção.
Os motivos para isso são até compreensíveis. Segundo dados da própria Organização Mundial de Saúde, os acidentes de trânsito são em maior número entre jovens de 15 e 29 anos de idade. Sendo que, hoje em dia, a independência financeira também não é comum antes dos 21 anos de idade.
Idade mínima para alugar um carro: exigências mais comuns
Como vimos acima, as empresas de locação de veículos tentam se resguardar de todos os modos. Ou seja, criam regras e exigências para evitar que os carros sejam alugados por pessoas que componham grupos de risco em relação aos índices de acidentes automotivos.
Por isso, vamos detalhar algumas exigências que costumam ser feitas. Isso pode ajudar quem está tentando negociar uma locação e se encontra justamente na faixa etária entre os 18 e os 21 anos de idade. Assim, antecipar-se em relação ao que é exigido pode ajudar e muito ao tentar solicitar o serviço.
O primeiro passo, naturalmente, é ter a CNH em mãos. Além disso, é importante que ela esteja em dia em termos de data de emissão. Se ela for provisória, algumas lojas podem cobrar taxas extras. Depois, tenha também RG e CPF regularizados, pois eles serão solicitados.
Outro passo fundamental que alguns deixam passar é o do cartão de crédito válido. E, claro, com limite disponível para cobrir os custos previstos. Algumas lojas pedem o cartão como caução ou garantia. Por fim, tenha também um comprovante de residência, mesmo que em nome de parentes. Isso reforça o seu nome.