a Volkswagen finalmente anunciou o nome de seu mais novo crossover compacto: Tera. Seguindo a tradição da marca em batizar seus SUVs com nomes iniciados pela letra “T” – como T-Cross, Taos e Tiguan – o Tera foi revelado nesta segunda-feira (4) e será lançado oficialmente em 2025, prometendo aumentar a presença da fabricante alemã no competitivo segmento de SUVs de entrada.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!O Tera será posicionado como o SUV mais acessível da Volkswagen no Brasil, abaixo dos modelos Nivus e T-Cross, e terá como principais concorrentes o Fiat Pulse e o recém-lançado Renault Kardian. Com produção na fábrica de Taubaté (SP), ele será construído sobre a plataforma MQB-A0, compartilhada com outros modelos populares da marca, como Polo, Virtus, Nivus e o próprio T-Cross.
Esteticamente, o Tera trará um novo direcionamento de design para os veículos da Volkswagen no Brasil, inspirado nas últimas tendências europeias e norte-americanas da marca. Em flagras e teasers divulgados, o SUV mostra um visual robusto e moderno, com destaque para a dianteira que exibe para-choques com elementos escurecidos contrastando com a cor da carroceria e faróis de LED com luzes diurnas posicionadas na parte superior. Na traseira, um elegante detalhe horizontal preto une as lanternas, enquanto o para-choque possui apliques prateados, conferindo ao modelo uma aparência esportiva e aventureira.
Em termos de motorização, o Tera contará com o motor 1.0 TSI, amplamente utilizado pela Volkswagen no Brasil, ajustado para entregar 116 cv de potência – semelhante ao Polo, mas menos potente que o Nivus e o T-Cross, que chegam a 128 cv. O modelo terá opções de câmbio manual nas versões de entrada e automático de 6 marchas nas versões intermediárias e superiores.
O preço do Tera ainda não foi revelado, mas a Volkswagen sinaliza que ele será competitivo dentro do segmento. Para referência, modelos rivais como o Fiat Pulse e o Renault Kardian possuem faixas de preços entre R$ 106.990 e R$ 138.990.