Já sabemos que comprar um carro pode não ser tão fácil assim. Afinal, há uma série de cuidados para levar em conta. Daí a necessidade de falarmos sobre vistoria veicular antes de comprar um carro. Abaixo, considere detalhadamente o que e como fazer!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Por aqui, inclusive, já falamos sobre como comprar carros usados com segurança. Sobre como fazer um melhor test-drive antes de comprar um veículo. Ou ainda, qual o melhor mês do ano para comprar carros. Agora, sobre a vistoria veicular, basta seguir adiante!
Vistoria veicular: como funciona e quem faz
Primeiramente, pouca gente sabe, mas a vistoria veicular é obrigatória em algumas circunstâncias. Por exemplo, na hora de vender/comprar um automóvel. Mas também na hora de mudar de categoria, ou caso o dono vá mudar de cidade.
Outra situação de obrigatoriedade é quando vai haver um reparo de médio ou grande porte. Por isso mesmo, o próprio Detran (Departamento de Trânsito) aconselha que todo mundo faça esse procedimento. Especialmente antes de comprar um carro seminovo ou usado.
Ao menos, é o caso do Detran-SP, que atua especificamente em São Paulo. Ao mesmo tempo, vale lembrar que essa vistoria veicular não é algo informal ou subjetivo. Trata-se de um procedimento muito bem determinado pelas autoridades competentes.
Por isso mesmo, ou a vistoria veicular ocorre por parte do próprio Detran. Ou então, por parte de empresas e oficinas credenciadas, que são as ECVs. Essa sigla significa, precisamente, que se trata de uma “Empresa Credenciada de Vistoria”.
Vistoria veicular: por que fazer, afinal?
Já ficou claro que, com o devido documento da vistoria veicular, qualquer compra/venda de carro muda de figura. Basicamente, esse documento atesta que o carro é o que seu antigo dono prometeu. Ou, pelo contrário, prova que não é, se for o caso.
Lembrando que a vistoria veicular é composta de análises e também de fotografias. Assim, para começar você não vai ter decepções estéticas, as quais são muito comuns. Ou ainda, com reparos estruturais ou os famosos “defeitos ocultos”.
Isto é, defeitos que na hora parecem “invisíveis”. Mas que depois se manifestam e revelam custar uma verdadeira fortuna para reparo. O que, obviamente, também impacta na sua segurança, tornando o carro mais estável. Além disso, você também evita fraudes.
Esse é outro grande motivo, especialmente em tempos de vendas pela internet. Se você comprasse sem a vistoria veicular, poderia cair em diversos golpes. Eles vão desde carros clonados até inexistentes. Por fim, você também evita veículos com multas, podendo escolher um carro regularizado.