A fábrica da Toyota em Zárate, Argentina, comemora uma conquista importante: a fabricação de 2 milhões de unidades dos modelos Hilux e SW4. Das 2 milhões de unidades, a picape Hilux contribui com 1.679.096 exemplares, tornando-se o modelo mais produzido na história da indústria automotiva argentina. Já a SW4 contribui com outras 320.904 unidades.
Destacando sua projeção além das fronteiras, 80% da produção de Hilux e SW4 é exportada, com destaque especial para o mercado brasileiro, onde ambos os modelos são líderes de mercado.
Além disso, os números revelam a Toyota como a principal fabricante em montagem, comercialização e exportação de veículos na Argentina atualmente. Os modelos Hilux e SW4 ostentam 40% de peças nacionais e um total de 65% de conteúdo regional, fortalecendo seu impacto na economia local.
A fábrica de Zárate, com seus 26 anos de operações, consolida-se como uma das maiores da América do Sul, marcando sua posição como a 29ª planta da Toyota no mundo e a primeira de origem japonesa na Argentina.
História
Desde seu lançamento, a fábrica foi concebida para complementar a operação brasileira, responsável pela montagem de veículos de passeio, como o Corolla, que começou a ser feito no Brasil em 1998. Em seu início, a produção anual de 10 mil unidades da Hilux contava com uma equipe de cerca de 500 pessoas.
Hoje, a Toyota é um dos grandes empregadores da região, proporcionando trabalho para mais de 8.500 pessoas, com um estimado total de 35 mil em toda a cadeia produtiva. Isso inclui 65 fabricantes locais de autopeças e um amplo espectro de 1.200 fornecedores diretos e indiretos.