Um estudo realizado pela consultoria americana iSeeCars mostrou uma curiosa tendência no mercado americano. Mesmo com a queda de preço dos carros usados, alguns modelos seminovos ainda têm demanda muito alta e chegam a custar mais caro até mesmo que uma unidade igual, mas 0 km.
No topo da lista feita pelo estudo está a Ford Maverick. Se por aqui a picape é figura rara nas ruas, nos Estados Unidos o modelo caiu nas graças do público e unidades 2021 e 2022 chegam a mudar de donos por até US$ 4 mil a mais do que uma zero quilômetro.
Isso significa cerca de US$ 36.777, na média calculada pela pesquisa, nada menos que 12,3% acima do valor cobrado pela própria Ford. No entanto, para atingir esse sobrepreço, a unidade em questão precisa estar dentro de alguns parâmetros.
As mais buscadas têm cerca de um ano e meio de uso e aproximadamente 13.500 milhas no hodômetro (21.730 km), apenas 20% da média de uso anual de um carro nos Estados Unidos.
A Maverick apresentou a maior diferença percentual, mas o Mercedes-Benz Classe G teve a maior alta em valor real. Um Classe G nas mesmas condições descritas acima chega a custar quase US$ 9 mil a mais do que um zero quilômetro.
A lista ainda tem vários modelos da Toyota, como os Corolla Cross, a minivan Sienna e os Corolla Hybrid e RAV4 Hybrid.
Segundo a iSeeCars, o fenômeno ocorre por conta da demanda se manter alta por esses modelos e as montadoras não conseguirem supri-las. Mesmo custando menos na concessionária, o comprador tem dificuldade em encontrar unidades à venda, por isso, recorre aos seminovos com pouco uso.
Desvalorização abismal
Por outro lado, o estudo também mostrou os modelos que mais desvalorizam no mesmo período. Com pouco tempo de uso, carros como Audi e-tron, Alfa Romeo Stelvio e a picape grande Nissan Titan desvalorizam até 27,8% em relação ao valor do zero quilômetro.
A justificativa está na baixa eficiência energética de alguns modelos, ou o caso de elétricos, que rapidamente são aprimorados, deixando as versões mais antigas logo defasadas, jogando o valor para baixo.