A Renault acaba de expandir a linha do Kardian no Brasil com o lançamento de uma nova versão de entrada equipada com câmbio manual de seis marchas. Batizada de Evolution MT, a novidade chega às concessionárias com preço sugerido de R$ 106.990 e traz o motor 1.0 TCe turbo, que entrega até 125 cv e 22,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O lançamento vem para ampliar as opções do modelo, que agora conta com quatro versões disponíveis.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!A transmissão manual de seis velocidades, batizada de JX22, foi desenvolvida pela empresa Horse, em Portugal, e foca em melhorar a eficiência mecânica e o consumo de combustível. O câmbio é especialmente adaptado para o mercado brasileiro, com as primeiras três marchas mais curtas, proporcionando arrancadas rápidas e maior agilidade. Já as quinta e sexta marchas foram projetadas para otimizar o consumo em estradas, tornando o Kardian uma opção econômica para trajetos mais longos.
A versão Evolution MT compartilha os mesmos equipamentos da variante com câmbio de dupla embreagem, mantendo uma lista de itens de série robusta. O SUV vem equipado com barras de teto em preto, rodas com calotas de 16 polegadas, 6 airbags, assistente de partida em rampas, controle de velocidade e limitador, além de sensores de estacionamento e câmera de ré. No interior, o modelo conta com painel digital de 7″ e central multimídia de 8″, com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de ar-condicionado digital.
Comparado aos concorrentes diretos, como o Citroën Basalt 1.0 e o Fiat Pulse Drive MT, o novo Kardian Evolution MT se destaca por oferecer motorização turbo de série, enquanto os rivais utilizam motores aspirados. Além disso, o modelo da Renault se sobressai ao entregar 6 airbags e ar-condicionado automático, itens não disponíveis nos concorrentes.
No mercado, o Kardian MT é uma resposta à demanda de consumidores que ainda preferem veículos manuais, especialmente em regiões fora dos grandes centros urbanos, como o Norte e Nordeste. A Renault atendeu a pedidos de concessionários dessas regiões, onde a procura por modelos manuais permanece significativa.
Apesar dos pontos positivos, o Kardian manual ainda apresenta algumas questões que poderiam ser melhoradas, como o tamanho da central multimídia de 8″, que é menor que a de alguns concorrentes, como o Citroën Basalt, que oferece uma tela de 10″. Outro ponto é a insistência da Renault em manter o comando satélite atrás do volante, solução que remete a modelos mais antigos da marca, como Clio e Megane, que pode não ser tão prática no uso diário.