O mercado nacional e internacional já vai se recuperando das crises recentes. Com isso, cresce também o segmento de seminovos, como os carros sedãs mais populares. Por isso, decidimos listar os 5 mais interessantes, confira!
Lembrando que, por aqui, também já falamos dos sedãs que mais valorizaram em 2022. E do sedã mais barato do Brasil. Além de notas sobre os melhores sedãs usados por até R$ 30 mil e até R$ 60 mil, entre tantos outros.
1) Fiat Siena Fire 2008
A estratégia da marca para esse modelo foi, lá nos idos de 2008, atacar com 4 opções. Na prática, são estas as versões do Fiat Siena Fire 2008:
Versões | Valores |
Fiat Siena ELX 1.0 | R$ 35.920 |
Fiat Siena ELX 1.4 | R$ 39.010 |
Fiat Siena ELX 1.4 Tetrafuel | R$ 41.900 |
Fiat Siena HLX 1.8 | R$ 45.420 |
Sob o capô do ELX 1.0 você encontra esse propulsor que faz até 73/75 cv (gasolina/etanol). Os torques marcam 9,5/9,9 kgfm, respectivamente. Já o 1.4 convencional entrega 85/86 cv e 12,4/12,5 kgfm, respectivamente.
O 1.4 Tetrafuel, ao contrário do que pode parecer, tem desempenho menor. Desenvolve até 80/81 cv de potência. O 1.8 FlexPower, por fim, dá um belo salto. Ele faz até 112/114 cv e, de torque, até 17,8/18,5 kgfm, respectivamente. O câmbio é sempre o manual de 5 marchas.
2) Chevrolet Classic 2010
Quem procura preço, deve gostar do Chevrolet Classic 2010, na faixa dos R$ 20 mil. O sedã compacto tem 4 portas e 5 lugares. O motor é um flex que faz até 78/77 cv de potência (etanol/gasolina). E de torque até 9,7/9,5 kgfm, respectivamente.
O câmbio é um manual, também de 5 marchas. A direção ainda é mecânica. A aceleração vai de 0 a 100 km/h em razoáveis 13,6 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, é de 166 km/h.
O consumo desse conjunto é, na cidade, de 7,4/10,4 km/l (etanol/gasolina). Na estrada, por sua vez, fica em 9,2/13 km/l, respectivamente.
O famoso “estilão” dele já inclui faróis com grafismo interno cinza (kit) e lâmpada azul para a lanterna. Além de farol de neblina e farol de neblina direito.
3) Volkswagen Voyage 2010
Aqui temos outra opção com gama bem diversificada. Na verdade, o VW Voyage 2010 contou com 7 opções. Os valores abaixo são apenas para tangibilizar (são do ano de lançamento):
Versões | Valores |
Volkswagen Voyage 1.0 | R$ 20.977 |
Volkswagen Voyage 1.6 | R$ 22.868 |
Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion | R$ 23.991 |
Volkswagen Voyage 1.6 Trend | R$ 22.914 |
Volkswagen Voyage 1.6 Trend I-Motion | R$ 22.940 |
Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline | R$ 23.354 |
Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline I-Motion | R$ 24.137 |
O motor da opção de entrada é o 1.0 VHT 8V. Ele faz até 72/76 cv de potência (gasolina/etanol), e 9,7/10,6 kgfm de torque, respectivamente. Já o 1.6 VHT entrega bons 101/104 cv de potência. E, de torque, ótimos 15,4/15,6 kgfm, respectivamente.
A transmissão é sempre manual de 5 marchas. O primeiro deles atinge de 0 a 100 km/h em 13,3 segundos. O segundo, em apenas 9,8 segundos.
O consumo do 1.0 VHT na cidade é de 7,4/9,5 km/l (etanol/gasolina). E, na estrada, 10,8/14,1 km/l. O do motor 1.6, respectivamente: 7,3/9,4 km/l e 10,7/13,7 km/l, etanol/gasolina.
4) Fiat Grand Siena 2013
Aqui temos outra família bem conhecida pelo brasileiro médio. Uma versão referencial é a do Fiat Grand Siena Evo Attractive 1.4 8V (Flex) 2013. Ele custa por volta dos R$ 30 mil.
O motor é esse 1.4 litro flex. Que faz até 88/85 cv (etanol/gasolina) de potência. E de torque, 12,4/12,3, respectivamente. Na prática, a velocidade máxima é de 167 km/h. Sendo que chega-se de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos.
Em termos de itens, o airbag é só o obrigatório (os frontais). Versões com som, rodas e bancos diferenciados, só para quem pagou por fora. Os vidros elétricos também só eram incluídos de série na frente. Já computador de bordo e farol de neblina eram mesmo de série.
5) Ford Ka+ 2015
Aqui a marca atacou com 6 versões diferentes:
Versões | Valores |
Ford Ka SE 1.0 | R$ 35.390 |
Ford Ka SE Plus 1.0 | R$ 37.390 |
Ford Ka SEL 1.0 | R$ 39.990 |
Ford Ka SE 1.5 | R$ 40.390 |
Ford Ka SE Plus 1.5 | R$ 42.390 |
Ford Ka SEL 1.5 | R$ 44.490 |
Os dois motores podem ajudar e muito na hora de definir. O mais em conta é esse 1.0 3C Ti-VCT Flex, que entrega até 80/85 cv (gasolina/etanol). Sendo que o torque vai até 10,2/10,7 kgfm, respectivamente. Já o 1.5 é o Sigma, bem mais interessante.
Ele entrega até 105/110 cv (gasolina/etanol), e de torque até 14,6/14,9 kgfm, respectivamente. O câmbio é sempre um manual de 5 marchas, com os dois motores. O primeiro chega a 100 km/h em 13,9 segundos. O 1.5, em 9,9 segundos.
Em termos de itens e afins, a opção de entrada traz poucos mimos. Entre eles, direção elétrica, vidros elétricos (só dianteiros) e 4 alto-falantes. O SEL 1.5 incluía mimos como rodas aro 15”, embora ainda com calotas.
Lista dos carros sedãs populares
- Fiat Siena Fire 2008
- Chevrolet Classic 2010
- VW Voyage 2010
- Fiat Grand Siena 2013
- Ford Ka+ 2015