Não dá para falar da história automotiva nacional sem citar a Fiat, não é mesmo? Presente entre nós desde 1971, ela ajudou a consolidar nosso mercado interno, assinando alguns clássicos inesquecíveis.
O difícil, na verdade, é listar apenas 5 dos melhores carros da Fiat. Mas nos propusemos a fazer isso, então diversificamos um pouco em termos de carroceria, motorização e tecnologia. Aproveite, adiante, a viagem única que isso proporciona!
Veja a lista dos 5 melhores carros da Fiat:
- Fiat Argo
- Fiat Pulse
- Fiat Toro
- Fiat Strada
- Fiat 500e
1) Fiat Argo
Que tal começar a lista pelo modelo mais emplacado dentro de sua categoria? É o Fiat Argo, um sucesso absoluto no Brasil, desde 2017. Lembrando que ele veio para substituir o Bravo, o Palio e o Punto. Concorrendo com opções como Chevrolet Onix, HB20 e VW Polo.
A sua gama de 2022 (e 2021 para cá) é bastante variada em termos de opções:
Versões | Valores |
Fiat Argo 1.0 | R$ 63.690 |
Fiat Argo Drive 1.0 | R$ 69.090 |
Fiat Argo Drive 1.3 S-Design | R$ 74.390 |
Fiat Argo Trekking 1.3 | R$ 75.190 |
Fiat Argo Trekking 1.8 AT 2021 | R$ 89.190 |
Fiat Argo HGT 1.8 AT 2021 | R$ 90.690 |
Um modelo legal para tangibilizar suas vantagens é o Fiat Argo Drive 1.0 2022. De fato, ele entrega um um excelente custo-benefício, sendo bom para quem quer qualidade sem gastar muito. O motor dele trabalha com 3 cilindros e 6V, compondo a geração GSE (grupo FCA).
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Com isso, chega-se até 72/77 cv (gasolina/etanol) e 10,4/10,9 kgfm de torque (gasolina/etanol). Em termos de itens e equipamentos, ele tem desde aerofólio traseiro até computador de bordo. Sem falar em volante multifuncional e central multimídia Uconnect de 7”, que reforçam a escolha.
2) Fiat Pulse
Já não é novidade que a Fiat vem disputando, como toda gigante, a categoria dos SUVs. Por isso, não dá para falar dos seus melhores carros sem citar o Fiat Pulse. Além de ser um dos lançamentos mais importantes do último ano, ele tem uma gama interessante:
Versões | Valores |
Fiat Pulse Drive 1.3 Flex MT | R$ 79.990 |
Fiat Pulse Drive 1.3 Flex AT | R$ 89.990 |
Fiat Pulse Drive Turbo 200 AT | R$ 98.990 |
Fiat Pulse Audace Turbo 200 AT | R$ 107.990 |
Fiat Pulse Impetus Turbo 200 AT | R$ 115.990 |
Aqui, como falamos de esportivo (ainda que utilitário), podemos dar destaque ao Fiat Pulse Impetus Turbo 200 AT 2022. Seu motor é um 1.0 que entrega 125/130 cv de potência (gasolina/etanol). E 20,4 kgfm de torque, com qualquer um dos dois combustíveis. O câmbio é o CVT de 7 marchas.
O Drive 1.3, com seus mais de R$ 30 mil a menos, tem motor que faz 98/109 cv. E, em termos de torque, 13,2/13,7 kgfm. O câmbio, neste caso, é manual e conta 5 marchas. Na lista de itens e equipamentos, ele tem o que se espera de um SUV de entrada.
O diferencial vem nos mimos do Impetus Turbo. O que vemos sobretudo nos bancos revestidos de couro, nas rodas de liga leve de 17”. E, claro, no acabamento diamantado. Sem falar em tecnologias como a da central multimídia de 10,1” (o do outro é de 8,4”).
3) Fiat Toro
Essa picape compacta, que disputa certo espaço com a própria Strada, tem a plataforma do Jeep Compass e do Renegade. Hoje a Fiat Toro 2022 é referência para gigantes como GM, Hyundai e Volkswagen.
A começar pela infinidade de opções da sua gama, que conta com 9 versões:
Versões | Valores |
Fiat Toro Endurance 1.8 Flex AT6 2022 | R$ 114.590 |
Fiat Toro Endurance 1.3 Turbo AT6 2022 | R$ 119.590 |
Fiat Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 | R$ 152.990 |
Fiat Toro Freedom 1.3 Turbo AT6 2022 | R$ 131.890 |
Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 | R$ 164.390 |
Fiat Toro Volcano 1.3 Turbo AT6 2022 | R$ 144.990 |
Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 | R$ 177.690 |
Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 | R$ 185.490 |
Fiat Toro Ultra 2.0 Diesel AT9 4×4 2022 | R$ 187.490 |
O propulsor 1.8, exclusivo da opção de entrada, é o E.torQ Evo. Ele trabalha com 16V e faz até 135/139 cv (gasolina/etanol), com torques de 18,8/19,3 kgfm. O sistema start/stop economiza combustível e emite menos poluentes.
As três versões com o motor 1.3 turbo são uma novidade. Ele é o T270, que entrega até 180/185 cv (gasolina/etanol), com torque sempre em até 27,5 kgfm. O terceiro é o 2.0 Multijet II a diesel, com 170 cv e 35,7 kgfm. Ele permite caixa automática de 9 velocidades.
Note-se que a tração 4×4 só entra nas opções de motor 2.0. Já os itens de série são bacanas desde o modelo de entrada. Ele conta, por exemplo, com central multimídia de 7”, e airbags que incluem laterais e de cortina. Sem falar no piloto automático e mais.
Já a Fiat Toro 2022 do topo de linha traz central multimídia de 10,1”. E rodas de liga leve de 17”. Bem como bancos de couro com acabamento vermelho. O mesmo que vemos em outros acabamentos internos, externos e até no carpete.
4) Fiat Strada
Quem aí se lembra da 2ª geração da Fiat Strada, lançada em 2020? Essa é a mesma ainda agora, em 2022. Lembrando que a expectativa de sua chegada foi grande, sobretudo com o atraso causado pela pandemia.
Em termos de versões, a família tem opções para todos os gastos. Sem jamais perder seu DNA utilitário de carga pesada, conforme:
Versões | Valores |
Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT | R$ 90.990 |
Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly MT | R$ 96.990 |
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly MT | R$ 102.990 |
Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT | R$ 105.990 |
Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly AT | R$ 111.990 |
Fiat Strada Ranch Cabine Dupla 1.3 Firefly AT | R$ 116.990 |
Ou seja, 4 das 6 opções são de cabine dupla, e 2 de cabine simples (que a marca chama “Plus”). Lembrando que a Endurance é uma das picapes mais baratas do Brasil. Sua caçamba tem capacidade total de carga de 720 kg. E leva até 1.354 litros.
Além disso, ela traz um propulsor 1.4 Fire EVO Flex, que entrega até 86 cv e 12,2 kgfm. Ao passo que as outras entram com um motor 1.3 Firefly (109 cv). A versão de entrada ainda tem alguns mimos, como ar-condicionado e direção hidráulica.
Sem falar no computador de bordo, nos freios ABS com EBD e até em airbag duplo. Já as de topo, no entanto, vão além, como era de esperar. O que passa por rodas de liga leve 15” e badge externo e interno RANCH. Além de soleira, tapete e bancos também em estilo RANCH.
5) Fiat 500e
Por fim, vamos falar do futuro que já chegou? Quer dizer, do passado que virou futuro. O Fiat 500, também conhecido como Cinquecento, existe desde 1955. Mas a reestilização europeia de 2015 já não veio para cá. Isso até o modelo elétrico surgir no Brasil.
Assim, no ano passado o Fiat 500e chegou por aqui, com preço base de R$ 250 mil. Se o preço impressiona, a autonomia também, mas positivamente. Com células de 42 kWh, ele assegura 320 km no ciclo WLTP, sem precisar recarregar.
O conjunto mecânico, por sua vez, entrega seus 118 cv e, de torque, 22,4 kgfm. Nisso ultrapassamos a Europa, já que o modelo deles é mais fraco. A bateria deles garante 185 km apenas (24 kWh), e o motor só vai até 95 cv.
Claramente, o Fiat 500e vem para concorrer com o MINI Cooper SE. Com a diferença de que este, custando também seus R$ 240 mil, só faz 234 km de autonomia. Incrível, não é mesmo?!