Todo mundo já ouviu falar que o brasileiro é conhecido por não ler manual. Seja do celular, de um eletrodoméstico novo ou mesmo em uma empresa. No caso do manual do carro, porém, isso pode trazer prejuízos e até riscos graves.
De fato, o manual do carro é fundamental para quem deseja entender melhor seu funcionamento. Bem como sua manutenção e os cuidados exigidos. Isso pode ir desde detalhes sobre os vidros, as luzes e a tecnologia de sensores, até freios, motor e afins.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Por que guardar e ler o manual do carro?
Vimos que o manual do carro é um documento importante. Além disso, ele pode ter mudanças significativas de uma marca para outra. O que também reforça a ideia de que você precisa ler o documento sempre que for usar ou reparar o carro pela primeira vez.
O que não descarta, obviamente, a necessidade de leituras no futuro. Sem falar que é de bom tom guardar o manual do carro, para quando for vendê-lo. Além de gentileza, mandar o documento junto com os outros documentos pode valorizar o passe.
Sobretudo quando falamos de carros mais caros e que um dia podem ser de colecionador. Como neste caso, em que uma Ferrari foi a leilão com esse documento. Mas também no caso de carros populares e mais simples.
Para que serve o manual do carro?
Um aspecto importante que merece destaque e aprofundamento, é o da leitura do manual por parte de profissionais. Ou seja, eventuais mecânicos e demais prestadores de serviços que terão contato com o veículo.
Além de facilitar e baratear o serviço, isso aumenta a vida útil das peças e do carro como um todo. Sem falar no caso de personalizações que o dono possa querer fazer. Certamente, consultar o manual antes é, nesses casos, o mínimo aconselhável.
O próprio cronograma de revisões e de manutenção está no documento. Por exemplo, o cuidado com os pneus, como sobre quando e de que modo calibrar. Também cuidados com as portas e vidros, como sobre quais flanelas e produtos utilizar na limpeza.
Outro exemplo ainda é o das luzes do painel, sobretudo em relação à comunicação delas com a bateria. Além disso, há aspectos de importância do manual do carro que vão além da parte mecânica ou mais técnica.
Por exemplo, quando falamos em painel de instrumentos. Vale o mesmo para eles. Ou mesmo sobre central multimídia, como ao parear com o celular ou com um som. O documento pode ajudar e muito a lidar com esses dispositivos todos.