A Porsche acaba de lançar no Brasil a terceira geração do Panamera, seu sedã esportivo de luxo. Com foco em inovações tecnológicas e um desempenho de alto nível, o modelo chega ao país em duas versões híbridas: o Panamera 4 E-Hybrid, com 470 cavalos de potência, e o Panamera 4S E-Hybrid, que entrega impressionantes 544 cv. Além das melhorias no design, o novo Panamera promete elevar a experiência de condução com um sistema de suspensão avançado e maior autonomia elétrica.
Design refinado e tecnologias avançadas
Mantendo as linhas clássicas da Porsche, o novo Panamera foi levemente redesenhado para ganhar um visual ainda mais imponente e aerodinâmico. O sedã tem 5.052 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura, destacando-se pelas novas entradas de ar ampliadas e pelos faróis de LED Matrix de série, com a tecnologia HD Matrix LED como opcional, oferecendo até 32.000 pixels por farol para melhor iluminação.
Na lateral, a linha de janelas renovada e as novas rodas reforçam a estética esportiva, enquanto a traseira apresenta um design fluido e moderno com lanternas tridimensionais e ausência de molduras.
Interior luxuoso e tecnológico
Por dentro, o Panamera traz o conceito Porsche Driver Experience, que mescla controles digitais e analógicos para uma experiência mais intuitiva. O painel curvo com tela de 12,6 polegadas e a alavanca seletora de marchas posicionada ao lado do volante otimizam o espaço e o conforto do condutor. Para os passageiros, o display opcional de 10,9 polegadas oferece controle de mídia e dados de desempenho.
O novo modelo conta ainda com integração para Apple CarPlay e Android Auto, além de um compartimento refrigerado para smartphones com carregamento sem fio. Um sistema de recirculação de ar com filtro de poeira fina, controlado por GPS, garante o máximo conforto a bordo.
Potência e eficiência híbrida
O Panamera 4 E-Hybrid é equipado com um motor V6 biturbo de 2,9 litros, que, combinado ao motor elétrico, gera 470 cv e um torque de 66,3 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 4,1 segundos, e a velocidade máxima chega a 280 km/h. Esta versão prioriza a eficiência energética e a autonomia elétrica, ideal para quem busca uma experiência de direção mais sustentável.
Já o Panamera 4S E-Hybrid oferece maior desempenho, com seus 544 cv e torque de 76,5 kgfm, alcançando os 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 290 km/h. Ambas as versões vêm equipadas com uma nova bateria de alta voltagem de 25,9 kWh, que oferece 45% mais capacidade do que a geração anterior e permite uma autonomia elétrica de até 63 km. O tempo de recarga foi reduzido para apenas 2 horas e 39 minutos, graças ao carregador On-Board-AC de 11 kW.
Suspensão de última geração
A nova suspensão Porsche Active Ride é um dos grandes destaques dessa geração. Com amortecedores ativos de dois estágios, o sistema ajusta a rigidez da suspensão em tempo real para garantir um equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho esportivo. Com essa tecnologia, o Panamera mantém a carroceria estável mesmo em altas velocidades, proporcionando uma dirigibilidade precisa em curvas e frenagens.
Preços e disponibilidade
O novo Porsche Panamera chega ao Brasil com preços a partir de R$ 803.000 para o Panamera 4 E-Hybrid e R$ 922.000 para o Panamera 4S E-Hybrid. As primeiras unidades estarão disponíveis nos Porsche Centers de todo o país nos próximos dias.