A Mercedes-Benz reconheceu um atraso em seus planos de transição para veículos elétricos durante uma coletiva de imprensa relacionada aos resultados de 2023. A marca alemã de luxo admitiu ter se empolgado demais, revisando suas metas para carros híbridos plug-in (PHEVs) e elétricos. Anteriormente, a empresa esperava que esses veículos representassem 50% das vendas até 2025, mas agora estabeleceu esse objetivo para 2030.
Veja ofertas de Volkswagen Voyage certificados na Karvi!Essa mudança de curso representa um atraso de cinco anos em relação ao plano original divulgado em julho de 2021. Na época, a Mercedes estimava que PHEVs e EVs representariam metade de suas vendas até 2025. O ambicioso plano “Ambition 2039” da empresa, apresentado anos atrás, destacava a meta de se tornar totalmente elétrica até o final da década, “onde as condições de mercado permitissem”.
No entanto, um novo documento preparado para investidores revela uma revisão dessas metas, com a empresa agora projetando que PHEVs e EVs representarão “até 50%” das vendas na segunda metade da década, mas também “onde as condições de mercado permitirem”. Isso indica uma possibilidade de que a Mercedes continue produzindo carros com motores de combustão na próxima década para atender às diferentes necessidades dos clientes.
O CEO da Mercedes, Ola Kallenius, reconheceu que os carros com motores convencionais ainda são fundamentais para o fluxo de caixa da empresa. Em entrevista à Bloomberg Television, ele afirmou que a paridade de custos entre carros a combustão e elétricos está “a muitos anos de distância”. Apesar disso, as vendas combinadas de PHEVs e EVs da Mercedes em 2023 totalizaram 401.943 unidades, um aumento de 20,5% em relação ao ano anterior.
No entanto, enquanto os EVs viram um crescimento significativo de 61,3%, alcançando 240.668 unidades vendidas, os PHEVs experimentaram um declínio de 12,5%, para 161.275 unidades. A participação combinada de PHEVs e EVs nas vendas totais foi de 19,7% em 2023, acima dos 16,3% em 2022, com uma meta para este ano entre 19% e 21%.
A Mercedes está planejando uma linha de produtos futuros baseada na plataforma MMA, desenvolvida com veículos elétricos em mente, mas com suporte para motores a combustão. Pelo menos quatro modelos confirmados, incluindo o CLA, CLA Shooting Brake, GLB e o “mini Classe G” já anunciado, devem utilizar essa arquitetura na segunda metade da década.
Os modelos puramente elétricos da Mercedes terão um alcance de até 750 km no ciclo WLTP, suporte para carregamento de 300 kW e a capacidade de recarregar 400 km de alcance em apenas 15 minutos. A empresa também promete carregamento bidirecional e uma ampla variedade de potências, variando de 201 a 536 cv, dependendo da versão e do modelo.