Sem novidades para o fato de que o brasileiro adora picapes, mesmo quando seu principal uso é na cidade, da garagem para o trabalho e vice-versa. O que poucos sabem é que ainda dá para se virar bem com R$ 70 mil nessa categoria.
Isso considerando vantagens como a da cabine dupla, opções a diesel ou gasolina, caçambas acima de mil litros e até conforto bacana. Como no caso da 7ª geração da Toyota Hilux, que revolucionou o segmento com uma pegada mais urbana e mais confortável.
1) Ford Ranger Diesel 2011
Vamos iniciar com uma que fica bem perto dos R$ 70 mil, mas com razão de ser. A começar pelo porte e resistência do modelo, que por isso mesmo é comum em frotas de empresas, produção rural e até como carros do governo.
Além disso, o custo de manutenção não é abusivo para a categoria. Sendo que por esse valor você leva para casa uma Ford Ranger XLT 3.0 PSE turbo, com potência de 163cv e 38,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 velocidades.
A tração é integral nas quatro rodas e o volume da caçamba é de 845 litros. Carro perfeito para quem faz viagens curtas ou mais longas (mesmo com a família, já que essa versão tem cabine dupla), além do seu DNA inegavelmente off-road.
2) Chevrolet S10 Diesel 2011
Aqui temos uma opção perto dos R$ 60 mil, que não deixa a desejar. Como a GM já fabricava essa picape média desde 1996, a versão 2011 trouxe um bom avanço. Sobretudo em termos de autonomia e aproveitamento por meio do diesel.
Hoje em dia você não chega a pagar mais caro pela cabine dupla. Já a diferença entre a 4×2 e a 4×4 pode puxar o valor para a casa dos R$ 65 mil, mas vale a pena se o seu uso realmente for mais off-road. A caçamba é de 860 litros.
Pegando a Chevrolet S10 Rodeio 4×4, por exemplo, você terá um motor 2.8 12V de 38,7 kgfm (torque), com câmbio manual de 5 velocidades. Além de direção hidráulica, volante com regulagem de altura, freio ABS e rodas de liga leve.
3) Nissan Frontier Diesel 2013
O bacana dessa linha 2013 é que ela recebeu várias melhorias, sobretudo no motor, que passou a ser um 2.5 16V turbo de 163 cv e 41,1 kgfm de torque. É o que você encontra na versão Nissan Frontier 2.5 XE 4×2, na casa dos R$ 70 mil.
Esse modelo ainda conta com direção hidráulica e câmbio manual de 6 marchas. Os equipamentos e itens vão desde rodas de liga leve e airbag duplo até freio ABS e EDB.
Além da cabine dupla, a caçamba se destaca por oferecer 1012 litros. Sem falar no volante com comandos multimídias e no piloto automático. O visual ainda consegue ser parrudo sem ser quadradão demais.
4) Mitsubishi L200 HPE Diesel 2011
Aqui você encontra opções bem bacanas na casa dos R$ 65 mil. Como a Mitsubishi L200 HPE Sport, que traz um visual diferente das demais versões. Além disso, a HPE ainda é melhor do que a GLS em termos de motorização (potência e torque).
Lembrando que a L200 Sport, equipada com um motor 2.5L 8V, foi a primeira picape com motor turbodiesel e câmbio automático juntos aqui no Brasil. Também tem tração 4×4, direção hidráulica e até retrovisores elétricos.
5) Toyota Hilux SR Gasolina 2006
Para finalizar, uma opção a gasolina, que portanto bebe mais só que também entrega uma dirigibilidade melhor. Além de ser mais em conta na hora da manutenção, por ter menos tecnologia agregada que o motor a diesel.
Perto dos R$ 70 mil você encontra uma opção tão boa quanto a Toyota Hilux SR 2.5 Turbo 4×2, com cabine dupla. Esse motor entrega 102 cv de potência e um torque acima da média da concorrência: 63,6 kgfm. O câmbio manual é de 5 marchas.
A caçamba também vai acima da média: 1036 litros. Vale notar que essa é a 7ª geração da família, e que foi ela que revolucionou a categoria nacional de picape média, trazendo conforto maior e pegada mais compatível com a realidade urbana.