O uso do gás natural veicular (GNV) geralmente não causa danos aos motores a longo prazo, desde que o veículo esteja devidamente equipado e mantido. No entanto, existem alguns fatores que podem contribuir para possíveis problemas.
O GNV tem uma temperatura de combustão mais alta em comparação com a gasolina ou o diesel. Se o motor não estiver adequadamente projetado ou adaptado para lidar com essa temperatura mais alta, pode ocorrer desgaste excessivo das válvulas, assentos de válvulas e outros componentes internos.
As válvulas dos motores a gás natural veicular podem sofrer um desgaste maior em comparação com os motores movidos a gasolina ou diesel. Isso ocorre devido à ausência de aditivos lubrificantes presentes nos combustíveis líquidos, que ajudam a proteger as superfícies metálicas e reduzir o atrito. O desgaste das válvulas pode levar a vazamentos e perda de compressão do motor.
Lubrificação deficiente
O GNV é um combustível seco, ou seja, não possui propriedades lubrificantes. Como resultado, as válvulas dos motores a GNV podem sofrer maior desgaste em comparação com os motores que utilizam combustíveis líquidos.
Esse desgaste adicional pode levar a problemas, como vazamentos e perda de compressão do motor. Se as válvulas não estiverem vedando corretamente, haverá uma redução na eficiência do motor, o que pode resultar em perda de desempenho, aumento no consumo de combustível e possível redução da vida útil do motor.
Como contornar
Para mitigar esse problema, é importante realizar uma manutenção adequada do sistema de válvulas e seguir as recomendações do fabricante do veículo. Isso pode envolver a verificação regular do ajuste das válvulas e a substituição periódica dos vedantes das válvulas para garantir um funcionamento adequado.
Além disso, existem kits de conversão de GNV no mercado que são projetados para minimizar o desgaste das válvulas. Esses kits geralmente incluem dispositivos adicionais, como lubrificantes especiais, que são misturados ao GNV para ajudar a reduzir o desgaste das válvulas e manter a lubrificação adequada.
Menor emissão de poluentes
O GNV é um combustível mais limpo em comparação com a gasolina ou o diesel, mas ainda pode haver acúmulo de resíduos ao longo do tempo. Esses resíduos podem obstruir os injetores de combustível, reduzindo o desempenho do motor e aumentando o consumo de combustível. A manutenção adequada, como a limpeza regular dos injetores, é importante para evitar problemas decorrentes do acúmulo de resíduos.
É importante destacar que muitos fabricantes de veículos oferecem motores projetados especificamente para uso de GNV, o que minimiza os problemas mencionados acima. No passado, marcas como Ford, VW, Fiat e Chevrolet chegaram a oferecer versões de alguns modelos especialmente preparadas para receber kits GNV. O modelo mais famoso deles foi o Fiat Siena TetraFuel, que já vinha da fábrica de Betim (MG) com os cilindros de GNV e todo o sistema de alimentação por gás natural instalado.
Além disso, a manutenção regular e o uso de peças de qualidade podem ajudar a mitigar quaisquer riscos associados ao uso do GNV.