Desde 2020, as montadoras têm enfrentado dificuldades para lançar seus novos veículos no prazo. As fabricantes de carros estão migrando para a produção de veículos elétricos, e a pandemia global desestruturou a cadeia de suprimentos. Ambos os desenvolvimentos têm levado a um aumento perceptível nos atrasos dos lançamentos de novos veículos.
Um novo relatório da Consultoria PwC descobriu que 34% dos lançamentos de veículos enfrentaram atrasos na produção em 2023. Outros 21% sofreram atrasos “devido a outros fatores”, totalizando mais da metade dos novos veículos esperados para venda este ano. A PwC calculou os atrasos na produção – restrições de mão de obra, cumprimento de padrões de qualidade e problemas na cadeia de suprimentos – comparando a data real de início da produção com o planejado.
De acordo com a análise da PwC, os atrasos podem custar cerca de US$ 200 milhões anualmente para uma montadora. Isso poderia se traduzir em perdas de US$ 30 bilhões a US$ 50 bilhões para toda a indústria. Em 2018, apenas 5% dos lançamentos enfrentaram atrasos na produção, enquanto outros 18% tiveram contratempos devido a outros fatores. Esses números foram de zero e 13% em 2017, respectivamente.
Apesar do aumento nos atrasos desde a pandemia, 2023 também viu as montadoras completarem com sucesso 45% de seus lançamentos, o maior percentual desde 2019, quando metade dos novos carros chegou no prazo. Isso caiu para 30% em 2022, quando 39% dos lançamentos enfrentaram atrasos na produção. As montadoras lançaram 77% de seus novos veículos conforme o planejado em 2018 e 87% em 2017.
O relatório identificou vários culpados pelos atrasos. Os principais incluíram os novos veículos elétricos, sistemas avançados de assistência ao motorista e software. As montadoras estão realizando mais, esticando os recursos, navegando em uma indústria em mudança e se aventurando em novos negócios.