A Dacia revelou detalhes da nova geração de seu modelo de maior sucesso, o Duster. Com previsão de lançamento para o final do primeiro trimestre de 2024, a fábrica em Pitesti, Romênia, já está a pleno vapor, produzindo cerca de 1.000 unidades por dia do aguardado veículo.
Baseado na plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan, o novo Duster mantém certa familiaridade no design, embora com nuances que evocam características de outros modelos conhecidos. A mudança para essa plataforma proporcionou mais espaço interno, especialmente na largura frontal e no espaço para as pernas na traseira, além de oferecer um porta-malas mais amplo, com 6% mais capacidade, alcançando 472 litros.
Uma das grandes mudanças está sob o capô, com a eliminação do motor a diesel em favor de opções mais sustentáveis. O foco agora é em um híbrido leve de 48V, que promete desempenho e eficiência comparáveis aos motores a diesel tradicionais.
A nova linha de motores incluirá o Duster Hybrid 140, equipado com um motor a gasolina 1.6 de quatro cilindros e dois motores elétricos, o Duster TCe 130, com um motor a gasolina 1.2 de três cilindros e suporte de um motor de arranque de 48 volts, e o Duster ECO-G 100, uma opção que funciona com gás natural.
Para os adeptos do off-road, o Duster 4×4 virá com o Terrain Control, oferecendo cinco modos de direção, enquanto a versão 4×4 será equipada com um controle de descida de declives, ideal para terrenos irregulares.