A Fiat é uma das montadoras de carros mais conhecidas de todo o mundo. Extremamente tradicional, a marca ganhou muita relevância com o passar das décadas e hoje faz parte de um dos maiores conglomerados automobilísticos do mundo.
Mas essa história tem início em 1899, quando o primeiro modelo da Fiat foi produzido e com ele muitas incertezas sobre o futuro também surgiram. Confira abaixo a história completa da montadora italiana que conquistou o mundo.
História da Fiat
O nome Fiat é uma sigla que traduzindo para o português significa Fábrica Italiana Automobilística de Turim. Turim fica localizada na região norte da Itália e era o lar de Giovanni Agnelli, que fundou a marca em 11 de julho de 1899.
Leia mais: Fiat Strada e Toro têm aumentos que chegam a R$ 1.880
Mas a Fiat nem sempre investiu todos os seus recursos na fabricação de automóveis. Após a segunda guerra mundial, o governo italiano apoiou financeiramente para que a empresa expandisse suas atividades para outras áreas como os mercados de trens, tratores e construção civil.
Essa estratégia funcionou e ajudou a Fiat a ser a maior montadora de veículos da Itália.
Na época da segunda guerra mundial a marca teve uma participação ainda maior na economia de seu país, passando a fabricar maquinário de combate, armas e até aviões.
Em 1945, porém, o fundador Giovanni Agnelli faleceu e deixou uma grande lacuna na liderança da empresa. Isso por que nenhum membro da família tinha interesse em ocupar a posição, que ficou sem nenhum herdeiro de Giovanni por 20 anos.
Veja também: Fiat apresenta Cronos 2022 com série especial S-Design
Até que em 1966, o neto do fundador que carregava o mesmo nome de seu avô assume a montadora. Gianni, como era conhecido, deu início a transformação da marca para um conglomerado global.
![Giovanni Agnelli](http://int-blog.karvi.com.br/wp-content/uploads/2022/01/gianni_agnelli.jpg)
A partir desse ponto a montadora começou a se fundir com outras grandes marcas do ramo automobilístico. A mais famosa aquisição da Fiat foi a Ferrari.
Fiat no Brasil
A estratégia da Fiat no início dos anos 1970 era a expansão para outros países, e o Brasil era uma peça chave dos planos da montadora. Em 1973 começa a ser construída a primeira fábrica no Brasil, localizada na região de Betim, em Minas Gerais.
![Fábrica da fiat em betim mg](http://int-blog.karvi.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Fiat-betim.jpg)
A planta foi finalizada em 1976 e até hoje é a maior fábrica da Fiat em todo o mundo. O primeiro modelo fabricado em nosso país foi o 147. Mas a grande explosão da marca no Brasil veio durante a década de 1980 com o lançamento do Uno, que foi um grande sucesso de vendas.
Carros populares da Fiat
Fiat Toro
![fiat toro vermelha](http://int-blog.karvi.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Fiat-Toro-Ultra_1-1024x614.jpg)
Fiat Argo
![fiat argo vermelho](http://int-blog.karvi.com.br/wp-content/uploads/2021/12/fiat-argo.jpeg)
Fiat Pulse
![fiat pulse branco](http://int-blog.karvi.com.br/wp-content/uploads/2022/01/pulse-1024x683.jpg)
Fiat Uno
![fiat uno vermelho](http://int-blog.karvi.com.br/wp-content/uploads/2021/12/fiat-uno-attractive-1024x768.jpg)
Fiat Strada
![fiat strada vermelha](http://int-blog.karvi.com.br/wp-content/uploads/2022/01/fiatt-stradaa-1024x685.jpg)
Leia tamb´ém: Fiat Mobi, Argo, Pulse e Fiorino encarecem até R$900