Um turbo é um dispositivo que aumenta a potência de um motor de carro ao adicionar mais ar ao que seria admitido naturalmente pelo sistema de admissão do motor. Ele é composto por uma turbina acionada pelos gases de escape e um compressor que força mais ar para dentro do motor.
Quando os gases de escape passam pela turbina do turbo, eles fazem com que a turbina gire a alta velocidade. Essa rotação é transmitida para o compressor, que está conectado à turbina por um eixo. O compressor, por sua vez, aspira o ar ambiente, comprimindo-o e enviando-o para o sistema de admissão do motor.
O ar comprimido que é fornecido ao motor pelo turbocompressor tem uma densidade maior em comparação ao ar aspirado naturalmente pelo motor aspirado. Isso significa que uma quantidade maior de oxigênio está disponível para a queima de combustível no interior do motor.
Ao injetar mais oxigênio no motor, a mistura ar-combustível se torna mais rica, o que permite uma queima mais completa do combustível. Isso resulta em uma liberação de energia maior durante a combustão, o que, por sua vez, aumenta a potência do motor.
Além disso, o turbocompressor compensa a perda de potência que ocorre em altitudes elevadas. À medida que a altitude aumenta, a densidade do ar diminui, reduzindo a quantidade de oxigênio disponível para a queima de combustível. O turbocompressor comprime o ar admitido, compensando essa perda e mantendo a potência do motor em altas altitudes.
É importante mencionar que o uso de um turbo requer alguns cuidados adicionais, como sistemas de resfriamento e lubrificação adequados, para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do motor.