Os novos modelos elétricos que tem surgido no mercado automotivo são repletos de novidades e justamente por esse motivo aparecem inúmeras dúvidas, com isso separamos algumas informações para que vocês não sejam enganados.
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1- O carro vai me dar choque?
O momento de colocar ele para carregar muitas vezes é desesperador para o condutor, mas a resposta é NÃO! Ele não vai te dar choque e muito menos causar uma explosão ou qualquer coisa do tipo.
Como qualquer outro aparelho eletrônico, o carro vem equipado para receber uma determinada carga elétrica e consequentemente, ele é preparado para isso, ou seja, basta seguir as recomendações presentes no manual que assim você não tomará um choque elétrico.
Vale lembrar que não é viável que fique mexendo nos fios embaixo da bateria, pois nessas condições pode ser que ocorra algum problema.
2- Ele pode pegar fogo?
Como qualquer outro equipamento ele pode pegar fogo, tendo em vista que a bateria de íon lítio reage com o ar. Ou seja, quando o carro pega fogo por conta da bateria, ela não vai apagar, mas algumas baterias são mais estáveis.
Mas, vale lembrar que para uma bateria de carro elétrico pegar fogo, requer uma pancada muito forte para que seja capaz de perfurar a bateria.
3- A recarga residencial é demorada?
Sim, isso de fato é uma verdade. Porém, vale lembrar que tudo isso se dá por conta da potência, caso esteja utilizando uma tomada 110V é normal que ele demore mais do que se estivesse carregando em uma tomada 220V. Ou seja, a recarga será de acordo com a carga elétrica que está enviando para ele.
4 – A conta de luz aumenta?
Sim, a conta aumenta porém ao contrário do que muitos pensam, um modelo elétrico não consome muita energia, ou seja, não aumentará tanto.
Mas vale lembrar que o cálculo que deverá fazer é com relação ao tanto que você gastaria por quilômetro, o qual custará cerca de R$ 0,08 a R$ 0,10 cada km, e que se comparado a gasolina, ficará mais barato.
5 – Em casos de alagamento e chuvas, os integrantes do carro elétrico correm riscos?
Não, o carro elétrico é preparado para passar pelo mesmo nível de água que o de combustão. Sendo assim, as recomendações são as mesmas: água até a altura dos pneus em qualquer veículo. Ou seja, de uma forma geral não é recomendável passar por alagamentos por conta de preservação, mas não existem riscos de choque ou pane no sistema em contato com água.