Todos nós sabemos que os preços dos combustíveis aumentam com uma grande frequência, e por esse motivo a busca pelo baixo consumo de combustível se torna cada vez maior.
Além de dirigir de forma mais suave, outros fatores também podem contribuir para uma economia, como a escolha certa do combustível que conta com melhor custo-benefício.
Para chegar a esse resultado e também descobrir qual a média de consumo real do seu veículo, é preciso realizar algumas contas. Confira-as!
A média do computador de bordo é real?
Atualmente, praticamente todos os carros contam com informação de consumo médio no computador de bordo, mas será que ela é real?!
Geralmente o computador de bordo tem números bem próximos da realidade, mas a média calculada diretamente pelas informações da bomba de combustível costuma ser mais precisa.
Como calcular o consumo “pela bomba”?
É possível calcular o consumo de combustível do carro na hora de abastecer o carro seguindo alguns passos simples. Confira.
- Encha o tanque de combustível do veículo.
- Anote a quilometragem atual ou zerar o hodômetro parcial.
- Rode com o carro no percurso escolhido.
- Complete o tanque novamente (de preferência no mesmo posto, para que a média tenha mais precisão).
- Divida a quantidade de quilômetros rodados pela quantidade de litros que foram necessários para encher o tanque novamente. Exemplo: se o veículo percorreu 210km nesse trajeto e precisou de 16L de combustível, significa que a média de consumo foi de 13,1 km/l.
Qual compensa mais, gasolina ou etanol?
Proprietários de carros que rodam com apenas com um tipo de combustível não sofrem com essa questão, mas os donos de carros flex ainda ficam na dúvida sobre qual deles compensa mais, e isso varia de carro pra carro.
Muitos dizem que o etanol deve custar até 70% do preço da gasolina para que ele se torne vantajoso. Porém, estudos mais recentes apontam que esse percentual pode chegar até os 75%, de acordo com o modelo específico que está sendo testado.
Se quiser descobrir esse percentual do seu carro, faça a divisão do consumo com etanol pelo consumo com gasolina.
Exemplo: em um automóvel que alcança média de 10,2 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina, a relação é de 0,69 (69%).
Para chegar à relação de preços, divida o valor do etanol pelo preço da gasolina, por exemplo: se o derivado da cana-de-açúcar custa R$4,62 e o derivado de petróleo tem valor de R$5,97, o resultado é de 0,77, ou seja, 77%.
Neste exemplo que citamos a gasolina é mais vantajosa, pois este veículo imaginário que utilizamos teria vantagem no etanol caso tivesse uma relação de até 69% sobre o preço da gasolina. Como o número atingiu 77%, abastecê-lo com o “álcool” não vale a pena.
Como economizar combustível?
Para conseguir uma média de consumo mais favorável para seu bolso, existem algumas dicas de condução, veja algumas delas resumidamente:
- Evite acelerações fortes
- Troque as marchas no tempo correto
- Ande com o mínimo de peso possível no veículo
- Desacelere o carro com antecedência antes de um obstáculo
- Não trafegue com a transmissão em posição neutro.
Outro ponto interessante é evitar parar o veículo quando isso for possível e seguro, pois o momento em que o motor faz força para tirar o carro da inércia exige um consumo mais alto de combustível.
E se meu carro marcar em l/100 km?
Alguns veículos, na maioria das vezes importados, apresentam a média como litros consumidos a cada 100km (l/100 km). Neste caso, é preciso apenas dividir a distância pelos litros gastos, veja o exemplo: um carro que informa consumo de 8,2 l/100 km, basta dividir 100 por 8,2 que se chega a média de 12,2 km/l (arredondado).
Conclusão
Como dissemos anteriormente, quase todos os carros atuais contam com a informação do consumo médio no painel de instrumentos ou na central multimídia, geralmente em km/l.
Porém, se o seu carro não tiver esse recurso, será preciso realizar o procedimento que explicamos do abastecimento para obter a média de consumo.
O maior ponto negativo desse processo é a necessidade de percorrer alguns quilômetros até o posto de combustível, além de precisar encher o tanque para obter a média.