O universo dos off-roads e da tecnologia de tração nas quatro rodas tem uma série de termos únicos. Alguns talvez até sejam conhecidos do grande público, outros nem tanto. Por isso mesmo, veja logo abaixo 5 termos essenciais do glossário 4×4, com explicação da função e importância deles!
Por aqui também já falamos sobre Tração 4×4 e Integral: quais as diferenças entre os sistemas? Sobre 5 bons off-road à venda no Brasil, para quem realmente curte aventura. E, por fim, sobre modelos off-road que não são vendidos no Brasil, para quem quer conhecer um pouco melhor o segmento.
1. 4WD (Four Wheel Drive)
O termo 2WD (Two Wheel Drive) indica que um carro tem apenas “Tração em Duas Rodas”, como diz a expressão em inglês. No caso, trata-se da maioria dos veículos, seja essa tração no eixo das rodas traseiras ou no das dianteiras, como é mais comum.
Já o termo 4WD (Four Wheel Drive), como dá para deduzir, indica “Tração em Quatro Rodas”, que é o recorte deste artigo. Neste caso, a maioria tem tração opcional na dianteira e permanente na traseira. Também existe a Full-time 4WD, descrita abaixo.
2. 4WD (Full-time)
A tração de tipo 4×4 Integral funciona assim o “tempo todo”, como diz seu nome. Ou seja, os dois eixos estão sempre tracionando, de modo permanente.
A principal tecnologia que permite isso é a de um diferencial central no câmbio. Aí tanto faz o carro enfrentar um obstáculo ou uma estrada plana pela frente.
3. 4WD (Part-Time)
Essa aqui também é possível deduzir do contraste com a anterior. Se a full-time é permanente, a part-time é selecionável. Ou seja, pode ser ajustada a depender da demanda do motorista.
No caso, o aconselhável é que a opção 4×4 seja acionada somente em situação off-road mesmo. E nunca em velocidade alta ou estrada plana, pois isso comprometeria a estabilidade do veículo em questão.
4. 4×4 H (High) e 4X4 L (Low)
Falando em tração opcional ou permanente, também há variações ligadas à velocidade de trabalho atual do veículo. No caso, a 4×4 High é, como o termo sugere, voltada para uso em alta velocidade. Trata-se do tráfego em estradas com baixo atrito.
Por outro lado, quando há obstáculos, deve ser acionada a Tração 4×4 Low. Ou seja, a tecnologia voltada para uma situação de velocidade baixa ou reduzida. Assim, não confunda: o “low” se refere à velocidade, mas sua força é maior, e não “baixa”.
5. Bônus: existe 6×4?
Por fim, temos essas configurações que são mais nichadas, voltadas para caminhões e afins. Em geral são para serviços militares. Ou do setor de engenharia civil, que faz o carregamento de cargas bem mais pesadas.
No caso da 6×4, são as trações de caminhões cujas rodas traseiras tracionam. Mas também existem tecnologias de tração 6×6 e até de 8×8, nessas mesmas categorias mais pesadas.