O Fusca um dos carros carro mais importantes da Volkswagen em toda sua história. Acontece que devido ao seu sucesso, a montadora alemã decidiu criar uma espécie de segunda geração, que é totalmente diferente mas traz um design inspirado no veterano lançado em 1945 na Alemanha e 1950 no Brasil.
Por mais que não tenha sido tão icônico quanto o clássico, a nova versão conquistou fãs e pessoas que ainda sonham em ter um para chamar de seu. Nesta matéria, veja todos os detalhes do New Beetle!
Onde tudo começou
O Fusca tinha o apelido de “Beetle” (besouro, em inglês), o que fez a Volkswagen dar o nome de “New Beetle” para a segunda geração do modelo, lançada em 1997 com um visual de linhas bastante curvadas, justamente para remeter ao icônico popular de sucesso mundial.
Logicamente, por ter sido lançado 52 anos depois que a primeira geração, a modernidade era incrivelmente mais elevada, com equipamentos que jamais passaram perto do Fusca antigo.
New Beetle no Brasil
Em nosso país o New Beetle chegou apenas em 1999, mas ao contrário do anterior que era focado em ser mais popular e acessível, o mais novo trazia um aspecto muito mais refinado, também sendo bem mais caro.
A plataforma era a mesma utilizada no hatchback Golf, outro modelo de muito sucesso da marca alemã.
Outra grande diferença é que ele era equipado com um motor 2.0 dianteiro, enquanto o primeiro Fusca contava com um propulsor boxer alocado na traseira. A primeira atualização visual chegou somente em 2006, então sendo vendido dessa forma em nosso mercado até 2011, quando foi descontinuado.
Terceira geração
Uma “terceira geração” também existiu, e foi lançada em novembro de 2012 no Brasil (como modelo 2013), passando a usar novamente o nome de Fusca, se tornando mais conhecido como “Novo Fusca”.
Conjunto Mecânico do Novo Fusca
Essa sua terceira versão estreou sendo equipada com a conhecida e eficiente motorização 2.0 TSI à gasolina de 4 cilindros em linha (o mesmo do sedan médio Jetta), que na época rendia uma potência máxima de 200cv e torque máximo de 28,5 kgfm, números realmente muito bons considerando o seu ano.
Duas opções de transmissões eram oferecidas, a manual de 6 marchas ou a automatizada de dupla embreagem, chamada pela Volkswagen de DSG, neste caso também com 6 velocidades.
Além do visual bastante chamativo e bonito, nessa época o Fusca ficou marcado por entregar um excelente desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em somente 7,3s, com velocidade máxima cravada nos 210 km/h.
A partir da linha 2015, já com o 2.0 TSI de 211cv e 28,6 kgfm aliado ao câmbio DSG, a prova de 0 a 100 km/h passou a ser realizada em 6,9s, enquanto a velocidade final subiu para 224 km/h.
Propaganda marcante
Ao lançar o modelo, no final de 2012, a montadora também criou um comercial muito interessante, onde mostra como seria a reação das pessoas ao encontrarem o novo Fusca na década de 70. A propaganda ainda teve uma participação especial do falecido humorista Mussum, que diz seu bordão mais famoso, “Cacildis!”, e ainda complementa com “É o Fusquis”.
Veja o comercial divertido e bem elaborado:
Preços do Novo Fusca
Inicialmente ele foi ofertado em versão única de acabamento, que não recebia um nome específico. Contudo, conforme nós já antecipamos, duas opções de transmissão estavam disponíveis, obviamente com preços diferentes.
A partir de setembro de 2014 ele passou a ser oferecido também com um pacote opcional chamado de R-Line, que adicionava em torno de R$6.592 para ser equipado com os itens externos “R-Line” e cerca de R$15.404 para trazer também os equipamentos internos.
Confira as opções da época e o valor atual da tabela FIPE:
- Lançamento
- Volkswagen Fusca 2.0 TSI Manual 2013: R$76.600.
- Volkswagen Fusca 2.0 TSI DSG 2013: R$80.990.
- Tabela FIPE
- Volkswagen Fusca 2.0 TSI Manual 2013: R$98.305.
- Volkswagen Fusca 2.0 TSI DSG 2013: R$100.243.
- Volkswagen Fusca R-Line 2.0 TSI DSG 2013: R$106.960.
- Linhas mais recentes (FIPE)
- Fusca Manual 2014: R$109.463.
- Fusca DSG 2014: R$107.181.
- Fusca R-Line DSG 2014: R$114.643.
- Fusca DSG 2015: R$116.707.
- Fusca R-Line DSG 2015: R$126.874.
- Fusca DSG 2016: R$132.009.
- Fusca R-Line DSG 2016: R$134.144.
Encerramento da importação
Até então importado do México, o novo Fusca deixou de ser trazido ao Brasil em 2017, de forma bem silenciosa e sem fazer muito alarde, já que infelizmente o modelo estava esquecido nas concessionárias, vendendo uma quantidade muito inexpressiva de unidades 0km. Tanto é que suas últimas unidades ainda eram modelo 2016.
A maior razão para isso foi seu preço muito elevado, algo que esteve presente não só em seus últimos anos, mas sim desde a estreia dessa terceira geração.
Embora tivesse grandes virtudes, como a quantidade de equipamentos (os melhores disponíveis apenas como opcional), o excelente desempenho e o prazer proporcionado ao dirigir, o novo Fusca é um modelo de apenas duas portas, com espaço interno traseiro praticamente inexistente e um porta-malas pequeno (apenas 310L).
Além de ter custado muito enquanto foi vendido no Brasil, hoje sendo ainda mais valorizado pela exclusividade e raridade, sobretudo na configuração manual.
Conclusão
Praticamente todo carro que vende muito pouco acaba saindo de linha, afinal, independentemente da montadora, todas elas precisam e visam atrair lucros.
Infelizmente o novo Fusca sempre foi muito caro, algo que impedia uma maior quantidade de unidades vendidas, dificuldade de comercialização que era intensificada ainda mais por ser um veículo de nicho, atuando em uma proposta muito específica: equipamentos e performance.
Certamente ele deixou saudades, e infelizmente uma nova geração provavelmente não deve ser lançada, muito menos no Brasil.